Te Deum

Te Deum laudamus pelos cem anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Tibério, em Ribeirão Preto. Uno-me aos padres e a todos os fiéis desta comunidade na grande ação de graças a Deus, nosso Senhor, por este centenário. São cem anos de graças sobre graças para esta comunidade. São cem anos anunciando Jesus Cristo, o seu mistério, o seu nome, a sua vida, a sua doutrina, as suas promessas e o Reino. Já nos inícios, temos um testemunho disto, relatado no livro do Tombo nº 1: “Todas as noites enche-se a igreja. Durante o mês inteiro a assistência foi cada dia em aumento, tornando-se a igreja insuficiente; isto consola, anima e encoraja. Quando teremos casa paroquial e igreja matriz bastante capaz, a fim de trabalhar mais e melhor em favor das almas?” (outubro de 1917).

Ao longo desses cem anos, os pastores desta comunidade paroquial levaram avante os trabalhos iniciados em 1914, seja construindo a estrutura física para atender os fiéis, seja promovendo a pastoral. As associações religiosas tiveram e continuam a ter notável atuação, destacando-se inicialmente a Liga Católica Jesus, Maria e José para homens, as Congregações Marianas, a Pia União, a Arquiconfraria do Coração de Maria, a Confraria do Rosário, a Cruzada Eucarística e Catecismo da Doutrina Cristã.

Ao longo desses cem anos, os padres desta comunidade paroquial sempre visaram o bem espiritual dos fiéis, desde os colonos das numerosas fazendas que estavam no território da paróquia, os operários do bairro cujo progresso a igreja acompanhou, até os fiéis que animam a Pastoral nos dias atuais. Hoje, nesta celebração do Jubileu, nossos louvores e gratidão sobem ao Deus Altíssimo, por todos os dons e graças que Ele concedeu a esta Paróquia Nossa Senhora do Rosário, ao longo desses cem anos.

Desejo que a celebração deste Jubileu alimente, em cada fiel, o entusiasmo pela causa de Cristo e de sua Igreja; fortaleça cada fiel na vivência concreta da fé, da esperança e da caridade. Desejo que o objetivo do Projeto Igreja Centenária se concretize cada vez mais nesta comunidade: “Evangelizar como Paróquia missionária e profética, alimentada pela Palavra e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção pelos pobres, empenhada em celebrar com dignidade o seu centenário de criação, indo ao encontro das pessoas e acolhendo-as, oferecendo a elas a oportunidade da iniciação cristã, promovendo preferencialmente a pessoa idosa e o jovem, buscando a construção de uma sociedade justa e solidária, para que todos tenham vida em abundância, rumo ao Reino definitivo”. Parabéns, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, pelo seu centenário! Um grande abraço e minha bênção a todos.

Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano