A história começou há mais de 100 anos

A história começou há mais de 100 anos

No dia 7 de junho de 1908, o papa Pio X criou a Diocese de Ribeirão Preto. Seu primeiro bispo, Dom Alberto José Gonçalves, foi nomeado aos 5 de dezembro de 1908 e tomou posse no dia 28 de fevereiro de 1909.

Dom Alberto nasceu em Palmeiras-PR, a 20/7/1859, foi Pároco da Matriz de Curitiba, Deputado e Presidente da Assembléia Legislativa de Curitiba, Senador pelo Estado do Paraná e membro da Academia Paranaense de Letras. Iniciou seu Ministério episcopal em Ribeirão Preto, enfrentando muitas dificuldades, mas o destemido Pastor veio para servir e realizou com êxito a árdua missão que lhe foi confiada, edificando praticamente sozinho a Diocese recém-criada. Visitou pessoalmente todas as Paróquias e conseguiu, com fazendeiros da região, doações de terras para a Catedral e o Palácio Diocesano (residência oficial dos bispos). Criou várias paróquias, inaugurou igrejas e capelas, construiu o prédio do seminário diocesano (inaugurado a 19/3/1945), incentivou o ensino religioso e o crescimento das associações religiosas de leigos. Abriu a Diocese para escolas religiosas, como os Institutos Santa Úrsula (Irmãs Ursulinas) e Nossa Senhora Auxiliadora (Irmãs Salesianas), para meninas, e o Colégio Marista de Ribeirão Preto (Irmãos Maristas), para meninos. Foi também Dom Alberto que concedeu licença para que as Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição (atual Lar Santana) se estabelecessem na Vila Tibério. Iniciou o Boletim Diocesano como órgão de comunicação. Sempre foi muito amigo do clero e viveu em contato direto com o povo. A partir de abril de 1940, recebeu um Bispo Auxiliar, o jovem Dom Manoel da Silveira D’Elboux, com quem conviveu e trabalhou em perfeita harmonia. Dom Alberto faleceu no dia 6 de maio de 1945, e muito realizou nos 36 anos em que esteve à frente da Diocese de Ribeirão Preto.


Entre as muitas realizações do primeiro Bispo está a criação desta paróquia centenária, a primeira de Ribeirão Preto, depois da Catedral. Foi no dia 12 de março de 1914 que, por decreto, Dom Alberto José Gonçalves criou a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Tibério.